Sinopse das principais ações desenvolvidas pelo NAPNE – Caxias no ano letivo de 2021

Destacamos algumas ações dos GTs Pesquisa e Ensino que foram os mais atuantes durante o ano:

GT – Pesquisa

• Criação e publicação de série “História das frações” no canal Acessibilidade Curricular Projeto de Pesquisa

História das Frações – Episódio 1

História das frações – Episódio 2

História das frações – Episódio 3

• Participação de 03 bolsistas do ensino médio (EM) e 03 bolsistas do ensino superior (ES).  Integra esse grupo um bolsista de Iniciação científica – EM com deficiência física (paralisia cerebral).
  • Publicação de resumos e vídeos na 6ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão:

Projeto de pesquisa: Acessibilidade curricular da Educação Básica a partir da gênese dos saberes: de onde vem os conhecimentos científicos?

Projeto de pesquisa: Memória Pedagógica sobre os Processos Escolares Inclusivos: documentar para comunicar e incluir

• Publicação de resumos e vídeos no  6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS

• Publicação de livro/ebook “Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica”. Para acessá-lo clique aqui!
  • Submissão e aprovação de projeto para professor visitante na área da educação inclusiva. Este profissional passará a compor a equipe do NAPNE a contar de 2022.
  • Sistematização das estatísticas educacionais dos estudantes com NEE do Campus Caxias do Sul.

Confira outros links do material produzido durante o ano de 2021.

• Vídeos publicados no canal NAPNE Campus Caxias do Sul no âmbito do projeto Memória Pedagógica sobre os Processos Escolares Inclusivos: documentar para comunicar e incluir

Episódio 1 – Entrevista com Pedro Antônio Ourique e Rafael Descovi Galelli

Episódio 2 – Entrevista com profª Alexandra de Souza Fonseca

Episódio 3 – Entrevista com profª Heloisa Santini

Episódio 4 – Entrevista com profª Heloisa Santini e os bolsistas Pedro Augusto Bertoldo Castilho e Giulia da Rosa Boff

Episódio 5 – Entrevista com os professores Mariana Scussel Zanatta,  João Vitor Gobis Verges e Róbson da Rosa Barcelos

Vídeo produzido para o IX Congresso Brasileiro de Educação Especial:

GT – Ensino

• Acompanhamento e apoio a estudantes com NEE em Paralimpíadas Escolares Nacionais, Paralimpíadas Universitárias, Competição de Xadrez (online, no Jergs), por membro do NAPNE da área da Educação Física.
  • Atuação permanente das intérpretes de Libras nas ações de ensino envolvendo estudantes e docentes surdos.
  • Acompanhamento (em todas as etapas) da implementação dos PEIs com foco no desenvolvimento acadêmico dos estudantes e nas orientações aos professores.

Caso se interesse, acompanhe o relatório completo clique aqui:

Notícia redigida por Alice Guedes Reguly, Bolsista de Pesquisa CNPq-EM e Eduarda Andréia Pedron Rodrigues, Bolsista de Pesquisa FAPERGS e integrante do NAPNE.

Publicada por Eduarda Andréia Pedron Rodrigues.

Data da publicação: 07/03/2022.