Laboratório de Acessibilidade e Ações Inclusivas (LAAI)

HISTÓRICO DE CRIAÇÃO DO LAAI: O NAPNE Campus Caxias do Sul tem como meta implementar um Laboratório de Acessibilidade e Ações Inclusivas. A previsão de criação do LAAI consta na ordem de serviço nº 18, de 26/04/2022. Para tanto, o NAPNE estruturou a contar do ano de 2022, um projeto de ensino intitulado Laboratório de Acessibilidade e Ações Inclusivas (veja na aba GT – Ensino / Projetos em curso e concluídos.).

Assim, a partir da criação e consolidação do laboratório de acessibilidade e ações inclusivas, entende-se que o NAPNE poderá apoiar as ações de ensino, pesquisa e extensão com foco nos processos escolares inclusivos.

Especialmente, no que tange ao acesso e permanência dos estudantes com NEE matriculados no campus Caxias do Sul – IFRS, a estruturação do espaço acadêmico e de mediação pedagógica envolvendo ações de catalogação de recursos de tecnologia assistiva e elaboração de tutoriais didáticos para uso pedagógico dos respectivos recursos poderá beneficiar estudantes de distintas tipologias de deficiência, destacando-se nesse público os estudantes com deficiência física/paralisia cerebral e deficiência visual matriculados nos cursos do campus Caxias do Sul – IFRS.

Ainda, prospecta-se que o laboratório de acessibilidade e ações inclusivas constitua-se como um rico espaço para a formação inicial e continuada docente.

Publicado em 12 de julho de 2022 por Eduarda Andréia Pedron Rodrigues, bolsista de pesquisa FAPERGS.