Projetos concluídos e em andamento

Oficinas Inclusivas

As ‘Oficinas Inclusivas’ tratam-se de uma iniciativa do Núcleo de Atendimento Às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Caxias do Sul em parceria com o Instituto de Audiovisão de Caxias do Sul (INAV). O foco temático das oficinas é a abordagem de conhecimentos propedêuticos necessários para minimizar as barreiras sociais das pessoas com deficiência nos diferentes contextos, tais como, escola, universidade, trabalho. Desse modo, a proposta metodológica das oficinas prevê a articulação entre teoria e prática por meio de vivências envolvendo os conteúdos que serão abordados. Os principais temas tratados são: tecnologias digitais acessíveis; recursos didáticos para o ensino de matemática para pessoas com deficiência visual; sistema de leitura e escrita Braille; esporte paraolímpico, entre outros. O público-alvo das oficinas são os discentes do médio integrado e ensino superior do campus Caxias do Sul, bem como, seus servidores interessados na formação continuada na área. Além disso, a iniciativa visa atender a comunidade externa como atividade de extensão. O/A participante pode inscrever-se previamente em duas oficinas, com temáticas e horários diferentes, somando uma carga horária de 04 horas.

OBJETIVOS:

Objetivo geral:

Promover conhecimentos teórico-práticos acerca da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade à comunidade interna e externa ao Campus Caxias do Sul – IFRS.

Objetivos específicos:

– Classificar e caracterizar a deficiência visual e surdocego. Desenvolver noções introdutórias sobre o Braille. Conhecer ferramentas e recursos didáticos de Tecnologia Assistiva.
– Introduzir noções básicas sobre a prática do desporto paraolímpico. Conhecer as regras, adaptações e materiais necessários para a prática da bocha paraolímpica.
– Realizar as operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) utilizando o Soroban.]
– Apresentar recursos de informática (windows 10 e libreoffice), voltados à acessibilidade, tais como, descrição de áudio, lupa, contraste de tela, teclado virtual, facilitador de uso do mouse, entre outros.
– Dar visibilidade a espaços sociais que prestam serviços gratuitos e que atuam na inclusão de pessoas com deficiência, tais como, INAV. – Promover e fortalecer o NAPNE como agente mediador das políticas de inclusão no Campus Caxias do Sul.

• OFICINAS:
  1. Bocha Paraolímpica.
  2. Braille e recursos didáticos para pessoas com deficiência visual
  3. Soroban e ensino de matemática
  4. Tecnologias Digitais Acessíveis
  • DATA DE REALIZAÇÃO:

14 de Setembro 2019

• MEMBROS DA EQUIPE DE EXECUÇÃO:

Docentes IFRS: Clarissa Haas, Heloisa Santini e Kelen Berra de Mello.
Discentes IFRS: Carolina Mross Sozo e Scarlett Varela do Amarante.
Técnico-administrativo IFRS: Amanda Souza Santos e Tatiele Bolson Moro.
Membros INAV: Cleidi Batista Fávero, Glenda Lisa Stimagmiglio e Luceli Pasinato.

• FOTOS:

Acesse algumas fotos das Oficinas clicando aqui!