Projetos concluídos e em andamento

2022

Projeto de extensão: Curso Políticas e Práticas em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

O curso de Educação Especial foi oferecido pelo NAPNE/IFRS – Campus Caxias do Sul entre os meses de setembro e outubro de 2022.

O curso foi realizado de modo híbrido para palestrantes e presencial, para os participantes. Foram oferecidas vagas para professores e técnicos em educação do IFRS do campus de Caxias do Sul, além de profissionais da educação do município de Caxias do Sul e da 4ª Coordenadoria Regional de Educação.

Dentre os temas das palestras constaram no:

Dia 27/09/222, as políticas e financiamento na educação especial, pela palestrante Marileide França da UFES/ES e história da exclusão escolar no período da Primeira República, cujo temática foi abordada por meio de uma roda de conversa com a presença dos professores: Felipe Figuero Klovan/IFRS, Fernanda Monticelli /IFRS, João Vitor Gobis Verges/IFRS e do professor Vitor Schilickman/IFRS.

Dia 4/10/22: Análise do mapeamento dos estudantes com NE na 4ª região e do Município -Caxias do Sul, com as palestrantes: Carina Marques Charão/4ª CRE e Silvana Cechinato/Sec. Mun. De Edu. Outro tema foi sobre as Práticas pedagógicas dirigidas aos Alunos com Transtorno Específico de Aprendizagem (dislexia, dislalia, disgrafia, discalculia, TDA, TDAH), com Andréa Poletto Sonza/IFRS de Bento Gonçalves. Encerramos o dia do curso com a palestra: Práticas Pedagógicas em relação aos alunos com deficiência intelectual, pelo professor Daniel Novaes da Universidade de São Francisco.

Dia 11/10/22: a temática foi sobre o aluno com NEE no Ensino Fundamental, Ensino Médio e as práticas dos possíveis nas diferentes necessidades especiais e áreas do conhecimento, com as palestrantes: Alexandra de Souza Fonseca/IFRS Laís Perpétuo Perovano/UFES (meet). Mais tarde houve a palestra sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), o Plano de Ensino Individualizado e a linguagem de trabalho colaborativo, com Vanessa Aparecida de Borba Madalosso/IFRS Maiandra Pavanelo/(meet).

No dia 18/10/22 ocorreu presencialmente a palestra sobre Práticas Inclusivas na Educação Física e Oficina de jogo de xadrez, pela professora Heloísa Santini/IFRS. Em prosseguimento, por meio de meet, ocorreu a palestra sobre a mediação na educação de estudantes com autismo na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, pelas ministrantes Fernanda de Araújo Binatti Chiote/UFES e Emilene Coco Santos/IFES .

Dia 25/10/22 a palestra foi sobre A colonização médica e a medicalização da educação especial ministrada pela professora e psicóloga Elizabete Bassani/UFES (meet). O curso foi finalizado com uma roda de conversa sobre Os serviços de apoio aos estudantes e famílias: das propostas de atendimento educacional, o Napne, pelas profissionais: Aline Regina Horbach/IFRS e Camila     Siqueira Rodrigues Pellizzer/IFRS

Concluído

Acesse as fotos do evento clicando aqui!

Oficinas Inclusivas

As ‘Oficinas Inclusivas’ tratam-se de uma iniciativa do Núcleo de Atendimento Às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Caxias do Sul em parceria com o Instituto de Audiovisão de Caxias do Sul (INAV). O foco temático das oficinas é a abordagem de conhecimentos propedêuticos necessários para minimizar as barreiras sociais das pessoas com deficiência nos diferentes contextos, tais como, escola, universidade, trabalho. Desse modo, a proposta metodológica das oficinas prevê a articulação entre teoria e prática por meio de vivências envolvendo os conteúdos que serão abordados. Os principais temas tratados são: tecnologias digitais acessíveis; recursos didáticos para o ensino de matemática para pessoas com deficiência visual; sistema de leitura e escrita Braille; esporte paraolímpico, entre outros. O público-alvo das oficinas são os discentes do médio integrado e ensino superior do campus Caxias do Sul, bem como, seus servidores interessados na formação continuada na área. Além disso, a iniciativa visa atender a comunidade externa como atividade de extensão. O/A participante pode inscrever-se previamente em duas oficinas, com temáticas e horários diferentes, somando uma carga horária de 04 horas.

OBJETIVOS:

Objetivo geral:

Promover conhecimentos teórico-práticos acerca da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade à comunidade interna e externa ao Campus Caxias do Sul – IFRS.

Objetivos específicos:

– Classificar e caracterizar a deficiência visual e surdocego. Desenvolver noções introdutórias sobre o Braille. Conhecer ferramentas e recursos didáticos de Tecnologia Assistiva.
– Introduzir noções básicas sobre a prática do desporto paraolímpico. Conhecer as regras, adaptações e materiais necessários para a prática da bocha paraolímpica.
– Realizar as operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) utilizando o Soroban.]
– Apresentar recursos de informática (windows 10 e libreoffice), voltados à acessibilidade, tais como, descrição de áudio, lupa, contraste de tela, teclado virtual, facilitador de uso do mouse, entre outros.
– Dar visibilidade a espaços sociais que prestam serviços gratuitos e que atuam na inclusão de pessoas com deficiência, tais como, INAV. – Promover e fortalecer o NAPNE como agente mediador das políticas de inclusão no Campus Caxias do Sul.

• OFICINAS:
  1. Bocha Paraolímpica.
  2. Braille e recursos didáticos para pessoas com deficiência visual
  3. Soroban e ensino de matemática
  4. Tecnologias Digitais Acessíveis
  • DATA DE REALIZAÇÃO:

14 de Setembro 2019

• MEMBROS DA EQUIPE DE EXECUÇÃO:

Docentes IFRS: Clarissa Haas, Heloisa Santini e Kelen Berra de Mello.
Discentes IFRS: Carolina Mross Sozo e Scarlett Varela do Amarante.
Técnico-administrativo IFRS: Amanda Souza Santos e Tatiele Bolson Moro.
Membros INAV: Cleidi Batista Fávero, Glenda Lisa Stimagmiglio e Luceli Pasinato.

• FOTOS:

Acesse algumas fotos das Oficinas clicando aqui!