Acervo

Recursos Adquiridos para o LAAI

Os recursos apresentados abaixo foram adquiridos pelo LAAI, conforme os Projetos de Ensino: Projeto de laboratório de Acessibilidade e Ações Inclusivas e o Projeto Tutorial por Pares.

Ábaco Japonês
Pinos de Encaixe
Multiplano
Geoplano
Blocos Lógicos
Bloco de Montar
Jogo de Dama e Trilha Adaptado
Material Dourado Individual

Tutorial para ensino de expressões numéricas

O tutorial serve de apoio didático para formação de professores que pretendem ensinar “Expressões Numéricas” de modo criativo e colaborativo. A sugestão de atividade é realizada com base no construtivismo e na psicologia histórico-cultural.

Consta igualmente de um recurso assistivo, cujo princípio do desenho universal atende estudantes com ou sem deficiência.

Para realizar a atividade que consta no link, o professor precisa dispor de blocos de encaixe, lápis colorido, folhas de ofício e lápis de escrever.

A autoria da atividade é de Fernanda Ferreyro Monticelli com data desde 1997. Este link serviu para apresentação no evento: Pense 2022, organizado pelo IFRS do Campus de Farroupilha.

Link do vídeo: https://youtu.be/T_WGb-GRwJQ

Recursos Acessíveis para o ensino de matemática

Os recursos apresentados abaixo foram confeccionados pelos discentes de Licenciatura em Matemática nas disciplinas de Educação Inclusiva e Didática Geral.

Recurso confeccionado e doado ao Napne pelo discente de Licenciatura em Matemática: Lênin Castilhos
Recurso elaborado e doado ao Napne pela discente de Licenciatura em Matemática: Larissa Cardoso