Projetos em Curso e Concluídos

2022-2023

Diálogos sobre a inclusão de Discentes com Autismo no Ensino Médio e Ensino Superior: quais as abordagens das produções na área educacional?

Em andamento.

A pesquisa visa contribuir para a prática e formação de professores que atuam no Ensino Médio e Ensino Superior , de modo particular, para o
Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, do campus de Caxias do Sul. A formação está relacionada aos saberes fazeres
docentes face aos casos de autismo de alunos da instituição. Como referencial teórico conta-se com o aporte de Boaventura de Sousa Santos,
em especial, o conceito de Ecologia de Saberes, assim como o referencial de Vigotsky e P. Meirieu. A pesquisa tem natureza qualitativa. A pesquisa é do tipo bibliográfica a respeito da produção acadêmica relacionada à temática autismo no Ensino Médio e Ensino Superior. Pretende-se com essa pesquisa propor reflexões à comunidade acadêmica sobre a inclusão escolar das pessoas com autismo, com intuito de eliminar barreiras de toda ordem que dificultam o reconhecimento desse público como sujeitos de direitos e potencialidades.

• VIGÊNCIA DO PROJETO:

O período de vigência do projeto é de junho de 2022 a dezembro de 2023.

Fernanda Ferreyro Monticelli – Coordenadora

Camila Siqueira Pellizzer – Colaboradora (Período: 01.09.2022 a 31.12.2023)

Larissa Iara Cardoso – Bolsista Voluntária (Período: 01.06.2022 a 31.12.2023)

2019/2020/2021/2022

Concluído.

O projeto de pesquisa ‘Memória pedagógica sobre os processos escolares inclusivos: documentar para comunicar e incluir’ tem como objetivo investigar, documentar catalogar produções bibliográficas e empíricas com foco nas práticas pedagógicas inclusivas, com especial atenção nos estudantes com necessidades educativas específicas nos anos finais do ensino fundamental, ensino médio e ensino superior. Essa pesquisa, de abordagem qualitativa, tem como propósito principal fomentar a participação da comunidade acadêmica interna e externa nas ações do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educativas Específicas (NAPNE), do campus Caxias do Sul, uma vez que a documentação dessa produção será divulgada no site do NAPNE, em fase de criação por pesquisadora que integra o projeto. Além disso, entende-se que o objetivo do projeto vem ao encontro do compromisso institucional com a formação integral discente pautada na perspectiva do reconhecimento da diferença e da diversidade como potencialidade humana. Também pretende-se que o projeto possa colaborar com a formação continuada dos servidores da própria instituição no que se refere à perspectiva da educação inclusiva, assegurando dessa forma a articulação entre pesquisa, ensino e extensão.

• VIGÊNCIA DO PROJETO:

O período de vigência do projeto é de março de 2019 a agosto de 2022.

• APOIO

Fomento Interno IFRS (01.05.2019 a 30.11.2019)

Fomento Externo CNPQ (01.09.2020 a 31.07.2022)

Fomento Externo FAPERGS (01.08.2019 a 31.07.2022)

Clarissa Haas – Coordenadora

Tatiele Bolson Moro – Colaborador (Período: 01.05.2019 a 31.08.2021)

Eduarda Andréia Pedron Rodrigues – Bolsista (Período: 01.05.2019 a 31.07.2022)

Giovana Scur Pedron – Bolsista (Período: 01.09.2021 a 31.08.2022)

Matheus Costa Gambin – Bolsista (Período: 01.09.2021 a 31.08.2022)

Carolina Mross Sozo – Bolsista (Período: 01.09.2020 a 31.08.2021)

Cláudia Gomes Santos – Bolsista (Período: 01.08.2019 a 31.10.2019)

Luan Rosa da Silva – Bolsista (Período 01.05.2019 a 30.11.2019)

Se você quiser saber mais sobre o projeto, assista os vídeos elaborados pelas bolsistas para a 5º Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul e o 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS.

• Vídeo para a 5º Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul – Acesse aqui!
  • Vídeo para o 5º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS – Acesse aqui!

2019

Concluído.

O presente projeto “Ajudas técnicas e recursos de acessibilidade à inclusão escolar no campus Caxias do Sul-IFRS” tem como objetivo apoiar os processos de escolarização dos estudantes com deficiência física/paralisia cerebral do campus Caxias do Sul, por meio de estudo de caso direcionado ao desenvolvimento de ajudas técnicas e recursos de acessibilidade. Para tanto, o projeto visa sustentar e fortalecer as ações do Grupo de Trabalho “Ajudas técnicas e recursos de acessibilidade” vinculado ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus Caxias do Sul. O projeto estrutura suas ações de ensino e extensão a partir da pesquisa, de modo que o conhecimento produzido e sistematizado será disseminado em ações de extensão, na forma de palestra e oficinas à comunidade interna e externa. Além disso, o projeto será um meio para estudantes de cursos do ensino superior da instituição, na condição de bolsistas, refletirem e ampliarem seus conhecimentos sobre a área da Tecnologia Assistiva, tendo a oportunidade de desenvolverem competências interdisciplinares, por meio do desenvolvimento de ações em equipes de trabalho proveniente de distintas áreas de conhecimento.

• VIGÊNCIA DO PROJETO:

O período de vigência do projeto é de março a dezembro de 2019.

Fomento Interno IFRS.

Clarissa Haas – Coordenadora