Sinopse das principais ações desenvolvidas pelo NAPNE – Caxias no ano letivo de 2021
Destacamos algumas ações dos GTs Pesquisa e Ensino que foram os mais atuantes durante o ano:
GT – Pesquisa
- Criação e publicação de série “História das frações” no canal Acessibilidade Curricular Projeto de Pesquisa
História das Frações – Episódio 1
História das frações – Episódio 2
História das frações – Episódio 3
- Participação de 03 bolsistas do ensino médio (EM) e 03 bolsistas do ensino superior (ES). Integra esse grupo um bolsista de Iniciação científica – EM com deficiência física (paralisia cerebral).
- Publicação de resumos e vídeos na 6ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão:
Projeto de pesquisa: Acessibilidade curricular da Educação Básica a partir da gênese dos saberes: de onde vem os conhecimentos científicos?
Projeto de pesquisa: Memória Pedagógica sobre os Processos Escolares Inclusivos: documentar para comunicar e incluir
- Publicação de resumos e vídeos no 6º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS
Projeto de pesquisa: Acessibilidade curricular da Educação Básica a partir da gênese dos saberes: de onde vem os conhecimentos científicos?
- Publicação de livro/ebook “Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica”. Para acessá-lo clique aqui!
- Submissão e aprovação de projeto para professor visitante na área da educação inclusiva. Este profissional passará a compor a equipe do NAPNE a contar de 2022.
- Sistematização das estatísticas educacionais dos estudantes com NEE do Campus Caxias do Sul.
Confira outros links do material produzido durante o ano de 2021.
- Vídeos publicados no canal NAPNE Campus Caxias do Sul no âmbito do projeto Memória Pedagógica sobre os Processos Escolares Inclusivos: documentar para comunicar e incluir
Episódio 1 – Entrevista com Pedro Antônio Ourique e Rafael Descovi Galelli
Episódio 2 – Entrevista com profª Alexandra de Souza Fonseca
Episódio 3 – Entrevista com profª Heloisa Santini
Episódio 4 – Entrevista com profª Heloisa Santini e os bolsistas Pedro Augusto Bertoldo Castilho e Giulia da Rosa Boff
Episódio 5 – Entrevista com os professores Mariana Scussel Zanatta, João Vitor Gobis Verges e Róbson da Rosa Barcelos
Vídeo produzido para o IX Congresso Brasileiro de Educação Especial:
GT – Ensino
- Acompanhamento e apoio a estudantes com NEE em Paralimpíadas Escolares Nacionais, Paralimpíadas Universitárias, Competição de Xadrez (online, no Jergs), por membro do NAPNE da área da Educação Física.
- Atuação permanente das intérpretes de Libras nas ações de ensino envolvendo estudantes e docentes surdos.
- Acompanhamento (em todas as etapas) da implementação dos PEIs com foco no desenvolvimento acadêmico dos estudantes e nas orientações aos professores.
Caso se interesse, acompanhe o relatório completo clique aqui:
Notícia redigida por Alice Guedes Reguly, Bolsista de Pesquisa CNPq-EM e Eduarda Andréia Pedron Rodrigues, Bolsista de Pesquisa FAPERGS e integrante do NAPNE.
Publicada por Eduarda Andréia Pedron Rodrigues.
Data da publicação: 07/03/2022.