Catálogo de Recursos Didáticos para a Educação Inclusiva

O IFRS Campus Caxias do Sul apresenta o Laboratório de Acessibilidade e Ações Inclusivas (LAAI), um espaço mediador da inclusão escolar baseado nos princípios da acessibilidade e do desenho universal. O LAAI é um projeto de ensino (Edital 143/2022) que objetiva mediar a conexão entre as atividades de ensino e as atribuições do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), a fim de atender às crescentes demandas trazidas por estudantes com Necessidades Educacionais Específicas.

Em 2023, a equipe do laboratório realizou um longo esforço de inventariamento de mais de 150 recursos de tecnologia assistiva e outras ferramentas didáticas disponíveis no IFRS Caxias do Sul voltadas à acessibilidade. Isso resultou na criação de um catálogo de recursos didáticos contendo informações tais como: descrição, público-alvo, disciplinas associadas e pré-requisitos para utilização, além da disponibilidade para uso e estado de conservação.

Esse material está disponível para uso em sala de aula, mediante retirada no espaço indicado no catálogo. As bolsistas do LAAI – Sophia Rachinhas e Samara Carvalho – autoras do catálogo, estão à disposição no NAPNE para fornecer quaisquer orientações necessárias. Acreditamos que esse acervo é capaz de beneficiar grandemente os estudantes e auxiliar toda a equipe de ensino.

Acesse aqui o catálogo virtual

Versão impressa do catálogo disponível na sala do NAPNE (sala A3 – 302)

Convidamos a todos a se apropriarem desse catálogo, elaborado com muito carinho, e os incentivamos que considerem incluir seus recursos didáticos no planejamento do ensino. Desejamos que ele represente o início de um movimento inclusivo importante na promoção da empatia, do respeito à diversidade e possibilite uma educação para todos. O LAAI, assim como o NAPNE, pertence a todos nós!

Instagram: laboratorio.laai

Email: laboratorio.laai@caxias.ifrs.edu.br