Encontro DOSVOX

No período de 7 a 9 de setembro, os estudantes do curso de Licenciatura em Matemática e membros do NAPNE, Andreia Coelho dos Santos Gularte e Lenin Osowski Cordeiro de Castilhos, participaram do XXIV Encontro Brasileiro de Usuários do Sistema DOSVOX em Porto Alegre.

O evento reuniu importantes pesquisadores, entre eles o Prof. Dr. José Antonio dos Santos Borges e equipe do Projeto Dosvox (UFRJ) dedicados ao desenvolvimento e aprimoramento de tecnologias para pessoas com deficiência visual.

Durante o encontro, foram debatidos temas cruciais, como o protagonismo das pessoas com deficiência na formulação de políticas públicas, o relevante trabalho das instituições envolvidas na habilitação e reabilitação de pessoas cegas e com baixa visão. Além disso, foram apresentadas inovações tecnológicas focadas na acessibilidade, especialmente na área da educação inclusiva.

Destacou-se entre essas inovações o ‘SonaraMat’, uma extensão do Sistema Dosvox voltada para a escrita matemática, baseada nas linguagens LaTeX e Asciimath, assim como o ‘Grafivox’, que visa auxiliar na interpretação de gráficos e desenhos, contribuindo significativamente para uma educação inclusiva.

Para mais informações sobre o evento: <https://ucergs.org.br/encontro-dosvox/>

Andreia Coelho dos Santos Gularte, estudante da Licenciatura em Matemática IFRS Caxias do Sul.
Andreia Coelho dos Santos Gularte e Lenin Osowski Cordeiro de Castilhos no Encontro DOSVOX (2023).