Visita Técnica ao Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA) do IFRS

No dia 15 de Outubro de 2019 foi realizada uma visita técnica ao Centro Tecnológico de Acessibilidade (CTA), na cidade de Bento Gonçalves, com a turma do 2º semestre da Licenciatura em Matemática juntamente com alguns membros da equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Caxias do Sul.

Ao longo de 13 anos de história, o CTA atua no desenvolvimento de recursos acessíveis que proporcionam uma vida mais autônoma às pessoas com deficiência. Atualmente, destaca-se por ser uma referência nacional na área da inclusão.

A partir da visita, o grupo pode refletir sobre os seguintes aspectos que envolvem a promoção de uma política pública:

• Como a CTA atua como uma política pública voltada à área da acessibilidade e inclusão escolar?
  • Como as ações da CTA articulam-se com ensino, pesquisa e extensão?
  • Por quê é considerado um Centro de Referência Nacional?
  • Qual a abrangência de sua atuação nos campis e para a comunidade externa?
  • Como ocorre o financiamento para as ações do CTA?
  • Quem compõem a equipe de profissionais que atua no CTA?

Após uma explanação com apoio de slides pelos técnicos presentes Bruna Poletto Salton e Lael Nervis, a turma conheceu o espaço destinado à criação dos recursos.

O grupo teve a oportunidade de compreender o que é uma tecnologia assistiva e sua importância para a inclusão educacional e social das pessoas com deficiência.

Para conhecer mais sobre as ações do CTA, visite o site https://cta.ifrs.edu.br

*Elaborado por Luan Rosa da Silva, Bolsista Pesquisa do NAPNE. Revisado por Clarissa Haas – Presidente do NAPNE-CAXIAS. Em 29/10/2019.

Foto dos alunos da turma do 2 º semestre da Licenciatura em Matemática e a equipe do NAPNE.

Da esquerda para a direita, em pé: João, Silvana, Vanderlei, Lauren, Alexandra, Carolina, Clarissa, Diego, Maria Laura, Maria Luísa, Karoline, Rafael, Fernanda, Danuza, Glauciane e Thaís. Agachados: Eduarda, Karina, Aline, Luan e Anderson.

Ao fundo, há o logotipo do IFRS – Campus Bento Gonçalves.

Data: 29/10/2019