Apresentação de trabalhos na 4ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul

No dia 26 de outubro de 2019, ocorreu a 4ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, onde foram apresentados 66 trabalhos distribuídas nas três categorias: Ensino, Pesquisa e Extensão. Destes 66 trabalhos, quatro foram apresentados por bolsistas do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Sendo eles:

• Oficinas de Matemática e Inclusão Escolar: desdobramentos de uma pesquisa-intervenção na Escola Básica, apresentado pelas bolsistas Carolina Mross Sozo e Eduarda Andréia Pedron Rodrigues;
  • Acessibilidade e Inclusão Escolar no IFRS – Campus Caxias do Sul, apresentado pelos bolsistas Luan Rosa da Silva e Thaís dos Santos Pires;
  • A Monitoria Acadêmica no Ensino Médio Integrado e Ensino Superior como foco na Educação Inclusiva, apresentado pelas bolsistas Amanda Sperotto e Lauren Guerra Consorte;
  • Tutoria de Pares como estratégia de Inclusão Escolar, apresentado pelo bolsista Maurício Moll Madruga.

Todos os trabalhos tratavam sobre Inclusão Escolar e Acessibilidade, envolvendo estratégias diferenciadas, tais como, realização de oficinas em escolas de educação básica de Caxias do Sul, monitoria acadêmica na forma tutoria de pares e, até mesmo, criação de materiais didáticos.

O trabalho “Oficinas de Matemática e Inclusão Escolar: desdobramentos de uma pesquisa-intervenção na Escola Básica” ganhou Destaque na categoria de Pesquisa, em 2º lugar.

*Texto elaborado por Carolina Mross Sozo, Bolsista de pesquisa CNPq e integrante do NAPNE. Revisado por Clarissa Haas – Presidente do NAPNE-CAXIAS. Em 29/10/2019.

Foto dos bolsistas e orientadoras dos trabalhos apresentados na 4ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul.

Da esquerda para a direita: Maurício, Lauren, Luan, Thaís, Tatiele, Clarissa, Carolina e Eduarda.

Ao fundo, há o logotipo da 4ª Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul.

Data: 29/10/2019