Projetos concluídos e em andamento

2024

Altas Habilidades e Super Dotação (AH/SD) – precisamos falar sobre isso!

O projeto surge da demanda de um grupo de mães que identifica o sofrimento dos filhos diagnosticados como AH/SD e que enfrentam o preconceito de uma sociedade que desconhece o tema. No geral, a sociedade tende a observar esses estudantes como “aqueles que são inteligentes” e sem problemas, porém essas crianças e adolescentes sofrem. Apresentam dificuldades para relacionarem-se com o grupo, pois muitas vezes são avançados de classe e precisam conviver com estudantes mais velhos, podem não apresentar interesse pelo mesmo tipo de brincadeiras que as crianças da sua idade, ou ainda podem ser vistos como apáticos em sala de aula porque nada lhe é interessante, ou porque se colocam nessa condição afim de encontrar aceitação pelo grupo. Nesse contexto, há a necessidade de levar informação aos professores e rede de apoio. O Projeto visa: informar a comunidade sobre o que é AH/SD (Altas Habilidades e Superdotaçao); promover um espaço de escuta dos atores envolvidos no atendimento e formação dos estudantes AH/SD (estudantes, famílias, professores e profissionais da educação); discutir possibilidades de estratégias de formação aos estudantes AH/SD; contribuir para a formação dos profissionais de educação; promover em conjunto com o NAPNE a escuta e observação de estudantes suspeitos de AH/SD. Destaca-se ainda, que durante suas edições o projeto tem contribuído para a divulgação (palestras, lives, um livro), desenvolvimento de atividades de extensão (participações na Câmara de vereadores de Caxias do Sul, escuta de mães, apoio através da aproximação entre famílias e profissionais capacitados)

Em andamento

2023

Mundo para os sentidos, sentidos para o mundo

As práticas de ensino na educação básica vêm passando por inúmeras transformações em decorrência das exigências contemporâneas da escolarização, vida e trabalho. Este projeto visa proporcionar a estudantes dos níveis médio e fundamental 2 experiências com instrumentos didáticos para ensino de geografia que têm sido desenvolvidos no IFRS campus Caxias do Sul e apresentados à comunidade em eventos escolares e como parte do Projeto Instituto de Portas Abertas. Até então, há uma caixa de areia de realidade aumentada inclusiva (ARSandbox), um conjunto de maquetes de terreno confeccionados em impressora 3D, um conjunto de vídeos para ensino de geografia com óculos de realidade aumentada, e uma coleção geológica didática. Pretende-se capacitar estudantes bolsistas para apresentar esse material na forma de sequências didáticas à comunidade escolar interna e externa. Como principal resultado, procurar-se-á engajar a comunidade escolar com o aprendizado da geografia na educação básica e proporcionar uma aproximação de profissionais da educação aos projetos em desenvolvimento no IFRS.

Em andamento

II Curso de Educação Especial do IFRS Campus Caxias do Sul

Participaram professores da Rede Pública Estadual e Municipal da Região-Caxias do Sul e adjacências, Técnicos educacionais e professores do IFRS, estudantes da Licenciatura em Matemática e do curso de Pós-graduação em Especialização na Docência em Educação Básica e Profissional, além dos profissionais das instituições especializadas.

Dentre os objetivos do projeto almejou-se oferecer formação continuada aos professores de diferentes áreas, sobre modalidade de  educação especial e aproximar as instituições e escolas para no futuro promover pesquisas entre estes ambientes sobre educação especial.

A questão disparadora é: como proporcionar a dialogicidade entre as escolas comuns inclusivas e as instituições especializadas, de forma que o sujeito, público-alvo da educação especial seja educado para se apropriar dos conhecimentos historicamente produzidos pela sociedade, de modo a adquirir pelo conhecimento, maior autonomia, ou seja, se constituindo como sujeito, capaz de expressar sua voz e ser ouvido, enfim, se emancipar?

De acordo com Santos (2008, p. 130), quando se estabelece um diálogo entre comunidades com distintos papéis, têm-se as zonas de contato. “Zonas de contato são campos sociais onde diferentes mundos da vida normativos, práticas e conhecimentos se encontram, chocam e interagem”.

Participaram como palestrantes: Professor João Vitor Verges/IFRS, Fernanda Ribeiro Toniazzo ( Psicóloga e Diretora do INAV), Silvana Regina Vencato Pinto (Professora e Diretora da Escola Helen Keller), Roseli Parayba Antunes (Professora e Diretora da Escola Estadual Especial João Pratavieira) , Professora Kelen Berra de Mello, Professora Dra em Engenharia Mecânica e responsável pelo Laboratório de Matemática e Fabricação Mecânica do IFRS Campus de Caxias, e os Bolsista do FabLab Igor Bruno Mantovani e Eduarda Michelle Malinowski Herzog. O tema: Educação Especial e Educação Inclusiva: entre mitos, o impossível e a vida; foi abordado pela psicanalista Cláudia Alquati Bisol/ Professora Dra. do curso de Psicologia, PPGEDU e PPGPSI da Universidade de Caxias do Sul.

Inclusão por meio da cultura corporal: bocha paralímpica como possibilidade foi a temática apresentada por Heloísa Santini/IFRS, Professora de Educação Física do IFRS, Campus Caxias do Sul, membro do Laboratório de Educação Física, Esporte e Lazer (LEFEL/IFRS). O tema: Quem faz a inclusão? Perspectivas de reflexão para educadoras/es anticapacitistas foi discutido pelo professor André Luiz de Souza Lima – Professor do Centro de Educação UFRGS, vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Cultura (NUPPEC/UFRGS) e à Rede Internacional de Pesquisa em Psicanálise, Educação e Políticas (RIPPEP). Outro assunto bem atual: Acessibilidade curricular, Desenho universal para a Aprendizagem, Linguagem simples, Tecnologias assistivas e Materiais Pedagógicos acessíveis foi abordado por: Andréa Poletto Sonza, Professora Dra. do IFRS de Bento Gonçalves . Assessora de Ações Afirmativas e Diversidade do IFRS. Saberes da docência e aproximações com a educação foi apresentado por Aline Oliveira de Castilhos. Além das palestras foram oferecidas oficinas com relatos de trabalhos tais como: Educação Geográfica – Mundo para os sentidos, Sentidos para o Mundo pelo Professor Alfredo Costa.

Diversidades Surdas, por Débora Gobatto Gasperin; Vivências Bilíngues de Uma Pessoa Surda por Franciele Torani de Camargo (Egressa e Profissional da Escola Helen Keller e Professora da Escola Estadual Especial de Ensino Médio Helen Keller).

Os desafios cotidianos da Educação Especial na Educação Básica: limites e possibilidades foi tema da oficina da Professora Carine Charão – 4ª CRE – Mestre em Educação.

Produção de materiais adaptados de matemática e ciências para pessoas com deficiência visual foi apresentado por Luceli Pasinato , Professora do INAV.

Gestão da Educação Especial na Escola Pública – foi um relato de experiência daProfessora Marijara Gobbi – Professora da Educação Especial – EMEF. Catulo da Paixão Cearense.

A Oficina de Matemática – Expressões Numéricas foi realizada pela professora visitante Fernanda Monticelli e estudantes da Licenciatura em Matemática: Geovani Rodrigues Monteiro, Pedro Luiz Adames e Sandra Pereira.

O encontro encerrou com a palestra de: Aline Regina Horbach, Assistente de alunos do IFRS e a pedagoga Camila Siqueira Rodrigues Pellizzer, Pedagoga do IFRS, as quais contaram com o depoimento das mães de estudantes do Ensino Médio do IFRS, a Sra Sara Quadros e a Sra Liana Maria Ba. Andreazza.

Além da colaboração dos palestrantes, o curso contou com o grande apoio da intérprete de libras, Carine Kluge e dos estudantes voluntários: Lenin Osowski Cordeiro De Castilhos , Heleno Willen Viana Mendes , Zípora Ruama Paim Rodrigues , Geovani Rodrigues Monteiro, Larissa Bavaresco da Silva, Fernanda Fogolari Bellaver, Sandra Nilce Pereira e Pedro Adames.

Concluído

2022

Projeto de extensão: Curso Políticas e Práticas em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva.

O curso de Educação Especial foi oferecido pelo NAPNE/IFRS – Campus Caxias do Sul entre os meses de setembro e outubro de 2022.

O curso foi realizado de modo híbrido para palestrantes e presencial, para os participantes. Foram oferecidas vagas para professores e técnicos em educação do IFRS do campus de Caxias do Sul, além de profissionais da educação do município de Caxias do Sul e da 4ª Coordenadoria Regional de Educação.

Dentre os temas das palestras constaram no:

Dia 27/09/222, as políticas e financiamento na educação especial, pela palestrante Marileide França da UFES/ES e história da exclusão escolar no período da Primeira República, cujo temática foi abordada por meio de uma roda de conversa com a presença dos professores: Felipe Figuero Klovan/IFRS, Fernanda Monticelli /IFRS, João Vitor Gobis Verges/IFRS e do professor Vitor Schilickman/IFRS.

Dia 4/10/22: Análise do mapeamento dos estudantes com NE na 4ª região e do Município -Caxias do Sul, com as palestrantes: Carina Marques Charão/4ª CRE e Silvana Cechinato/Sec. Mun. De Edu. Outro tema foi sobre as Práticas pedagógicas dirigidas aos Alunos com Transtorno Específico de Aprendizagem (dislexia, dislalia, disgrafia, discalculia, TDA, TDAH), com Andréa Poletto Sonza/IFRS de Bento Gonçalves. Encerramos o dia do curso com a palestra: Práticas Pedagógicas em relação aos alunos com deficiência intelectual, pelo professor Daniel Novaes da Universidade de São Francisco.

Dia 11/10/22: a temática foi sobre o aluno com NEE no Ensino Fundamental, Ensino Médio e as práticas dos possíveis nas diferentes necessidades especiais e áreas do conhecimento, com as palestrantes: Alexandra de Souza Fonseca/IFRS Laís Perpétuo Perovano/UFES (meet). Mais tarde houve a palestra sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE), o Plano de Ensino Individualizado e a linguagem de trabalho colaborativo, com Vanessa Aparecida de Borba Madalosso/IFRS Maiandra Pavanelo/(meet).

No dia 18/10/22 ocorreu presencialmente a palestra sobre Práticas Inclusivas na Educação Física e Oficina de jogo de xadrez, pela professora Heloísa Santini/IFRS. Em prosseguimento, por meio de meet, ocorreu a palestra sobre a mediação na educação de estudantes com autismo na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, pelas ministrantes Fernanda de Araújo Binatti Chiote/UFES e Emilene Coco Santos/IFES .

Dia 25/10/22 a palestra foi sobre A colonização médica e a medicalização da educação especial ministrada pela professora e psicóloga Elizabete Bassani/UFES (meet). O curso foi finalizado com uma roda de conversa sobre Os serviços de apoio aos estudantes e famílias: das propostas de atendimento educacional, o Napne, pelas profissionais: Aline Regina Horbach/IFRS e Camila     Siqueira Rodrigues Pellizzer/IFRS

Concluído

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2019

Oficinas Inclusivas

As ‘Oficinas Inclusivas’ tratam-se de uma iniciativa do Núcleo de Atendimento Às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Caxias do Sul em parceria com o Instituto de Audiovisão de Caxias do Sul (INAV). O foco temático das oficinas é a abordagem de conhecimentos propedêuticos necessários para minimizar as barreiras sociais das pessoas com deficiência nos diferentes contextos, tais como, escola, universidade, trabalho. Desse modo, a proposta metodológica das oficinas prevê a articulação entre teoria e prática por meio de vivências envolvendo os conteúdos que serão abordados. Os principais temas tratados são: tecnologias digitais acessíveis; recursos didáticos para o ensino de matemática para pessoas com deficiência visual; sistema de leitura e escrita Braille; esporte paraolímpico, entre outros. O público-alvo das oficinas são os discentes do médio integrado e ensino superior do campus Caxias do Sul, bem como, seus servidores interessados na formação continuada na área. Além disso, a iniciativa visa atender a comunidade externa como atividade de extensão. O/A participante pode inscrever-se previamente em duas oficinas, com temáticas e horários diferentes, somando uma carga horária de 04 horas.

 OBJETIVOS:

Objetivo geral:

Promover conhecimentos teórico-práticos acerca da inclusão de pessoas com deficiência na sociedade à comunidade interna e externa ao Campus Caxias do Sul – IFRS.

Objetivos específicos:

– Classificar e caracterizar a deficiência visual e surdocego. Desenvolver noções introdutórias sobre o Braille. Conhecer ferramentas e recursos didáticos de Tecnologia Assistiva.
– Introduzir noções básicas sobre a prática do desporto paraolímpico. Conhecer as regras, adaptações e materiais necessários para a prática da bocha paraolímpica.
– Realizar as operações matemáticas básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) utilizando o Soroban.]
– Apresentar recursos de informática (windows 10 e libreoffice), voltados à acessibilidade, tais como, descrição de áudio, lupa, contraste de tela, teclado virtual, facilitador de uso do mouse, entre outros.
– Dar visibilidade a espaços sociais que prestam serviços gratuitos e que atuam na inclusão de pessoas com deficiência, tais como, INAV. – Promover e fortalecer o NAPNE como agente mediador das políticas de inclusão no Campus Caxias do Sul.

  • OFICINAS:
  1. Bocha Paraolímpica.
  2. Braille e recursos didáticos para pessoas com deficiência visual
  3. Soroban e ensino de matemática
  4. Tecnologias Digitais Acessíveis
  • DATA DE REALIZAÇÃO:

14 de Setembro 2019

  • MEMBROS DA EQUIPE DE EXECUÇÃO:

Docentes IFRS: Clarissa Haas, Heloisa Santini e Kelen Berra de Mello.
Discentes IFRS: Carolina Mross Sozo e Scarlett Varela do Amarante.
Técnico-administrativo IFRS: Amanda Souza Santos e Tatiele Bolson Moro.
Membros INAV: Cleidi Batista Fávero, Glenda Lisa Stimagmiglio e Luceli Pasinato.

  • FOTOS:

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