Laboratório de Acessibilidade e Ações Inclusivas (LAAI)

HISTÓRICO DE CRIAÇÃO DO LAAI: O NAPNE Campus Caxias do Sul tem como meta implementar um Laboratório de Acessibilidade e Ações Inclusivas. A previsão de criação do LAAI consta na ordem de serviço nº 18, de 26/04/2022. Para tanto, o NAPNE estruturou a contar do ano de 2022, um projeto de ensino intitulado Laboratório de Acessibilidade e Ações Inclusivas (veja na aba GT – Ensino / Projetos em curso e concluídos.).

Assim, a partir da criação e consolidação do laboratório de acessibilidade e ações inclusivas, entende-se que o NAPNE poderá apoiar as ações de ensino, pesquisa e extensão com foco nos processos escolares inclusivos.

Especialmente, no que tange ao acesso e permanência dos estudantes com NEE matriculados no campus Caxias do Sul – IFRS, a estruturação do espaço acadêmico e de mediação pedagógica envolvendo ações de catalogação de recursos de tecnologia assistiva e elaboração de tutoriais didáticos para uso pedagógico dos respectivos recursos poderá beneficiar estudantes de distintas tipologias de deficiência, destacando-se nesse público os estudantes com deficiência física/paralisia cerebral e deficiência visual matriculados nos cursos do campus Caxias do Sul – IFRS.

Ainda, prospecta-se que o laboratório de acessibilidade e ações inclusivas constitua-se como um rico espaço para a formação inicial e continuada docente.

Publicado em 12 de julho de 2022 por Eduarda Andréia Pedron Rodrigues, bolsista de pesquisa FAPERGS.

Atualizações

Em 2023, após um longo esforço de inventariamento, o projeto reuniu mais de 100 recursos didáticos inclusivos já disponíveis na instituição e desenvolveu o Catálogo de Recursos Didáticos para a Educação Inclusiva. Nele consta: descrição, público-alvo, faixa-etária, disciplinas associadas, localização e pré-requisitos para utilização, a fim de facilitar o acesso dos servidores e incentivar o uso desses materiais didáticos. Além disso, o LAAI tem mobilizado estudantes voluntários no auxílio do ensino de alunos com NEE, fomentando também a integração dentro do corpo discente.

Houve a divulgação dos recursos acessíveis para a comunidade escolar e realização de campanha para incentivo ao uso e aplicação desses materiais em sala de aula. E realizou-se a elaboração de protocolos para empréstimo, uso e conservação dos recursos didáticos acessíveis, bem como as orientações didáticas para a aplicação em sala de aula. 

Em 2024, está em desenvolvimento a busca do levantamento de mais de 200 projetos digitais de materiais didáticos em madeira, plástico, papel e acrílico, para produção no Laboratório de Fabricação Maker com o uso de recursos tecnológicos como a impressora 3D, a máquina de corte a laser e a plataforma Arduíno. Paralelamente, encontra-se em desenvolvimento um aplicativo para smartphones com o catálogo dos recursos já disponíveis no LAAI.

Publicado em 4 de setembro de 2024 por Sophia Souza Rachinhas, bolsista do LAAI, projeto orientado pelo Prof. Dr. Alfredo Costa.