Artigos

Artigos e resumos publicados pelos integrantes do NAPNE a partir do ano 2019

RACHINHAS, Sophia Souza; COSTA Alfredo. Laboratório de acessibilidade e ações inclusivas (LAAI): promovendo a inclusão por meio de recursos didáticos adaptados no IFRS Caxias do Sul. Anais […] VIII Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS – Campus Bento Gonçalves, 2023.

CARVALHO, Samara Fasoli Grazziotin; COSTA Alfredo. O projeto LAAI no IFRS campus Caxias do Sul: facilitando a educação inclusiva. Anais […] VIII Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS – Campus Bento Gonçalves, 2023.

ALVES, Emanuel Eliabe; MADRUGA, Maurício Moll; HAAS, Clarissa. Tutoria de Pares como estratégia de Inclusão Escolar. Anais […] Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, IV, 2019. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 2, p. 12, dez. 2019.

AMARANTE, Scarlett Varela; HAAS, Clarissa; POLONI, Leonardo. Matemática e Educação Inclusiva: os objetos virtuais de aprendizagem como estratégia pedagógica com potencial inclusivo. 149-174. HAAS, Clarissa (Org.). Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 301p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/cotidianos-de-inclusao-escolar-na-educacao-basica-e-profissional-a-acessibilidade-curricular-como-diretriz-da-acao-pedagogica/.

ANTUNES, A. V. ; DIEL, A. K. ; SONZA, A. P. ;MONTICELLI, F. F. ;  SANTOS, J. L. A atuação dos núcleos de ações afirmativas dos campi do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Revista Plural. 2. ed. Bento Gonçalves: Gráfica Massoni, 2023. v. 2. 224p .

BEZERRA, Querubina Aurélio; HAAS, Clarissa. Inclusão escolar em tempos de pandemia: desafios à acessibilidade curricular na Educação Profissional. 245-248. In: VI Colóquio de Educação Discente, Em tempos de (in)sensibilidades: Educação para a liberdade, 2021, Caxias do Sul. Anais… Caxias do Sul, RS: Educs, 2022.

BOFF, Giulia da Rosa; SANTINI, Heloisa. Monitoria acadêmica de Educação Física – ampliando vínculos. Anais[…] Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, IV, 2019. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 4, p. 10, dez. 2021.

BURATTI, D. B. ; BORGES, C. S. . Inclusão escolar em uma escola de Farroupilha-RS: reflexões a partir dos estudos de Boaventura de Sousa Santos. REVISTA COCAR (ONLINE), v. 18, p. 1-14, 2023.

CASTILHOS, Pedro Augusto Bertoldo; SANTINI, Heloísa; SANTOS, Amanda Souza. Tutoria de pares: uma experiência de aprendizagem. Anais […] Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, VI, 2021. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 4, p. 10, dez. 2021. Disponível em: https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/jornadacxdosul/jornadacxdosul3/schedConf/presentations.

CONSORTE, Lauren Guerra; SPEROTTO, Amanda; HAAS, Clarissa. A Monitoria acadêmica no Ensino Médio Integrado e Ensino Superior com foco na Educação Inclusiva. Anais… Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, IV, 2019. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 2, p. 15, dez. 2019.

FONSECA, Alexandra de Souza; SILVA, Nicole Lima da. As frutas como temática para o ensino de ácidos e bases: relatos e análise de uma experiência sobre inclusão escolar. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 40º, Cruz Alta, 2021. Anais […]. Cruz Alta : Ilustração, 2021.

FREITAS, Cláudia Rodrigues de; DOS SANTOS, Joseane.; HAAS, Clarissa. O atendimento educacional especializado para a educação infantil em Caxias do Sul. Revista Espaço Pedagógico, v. 26, n. 3, p. 881-903, 4 set. 2019. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8287.

GECHELIN, Júlia; HAAS, Clarissa. Docência em Matemática e Trajetórias de Estudantes com Deficiência Intelectual: aprender com os contextos e propor perspectivas à ação pedagógica. 121-148. HAAS, Clarissa (Org.). Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 301p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/cotidianos-de-inclusao-escolar-na-educacao-basica-e-profissional-a-acessibilidade-curricular-como-diretriz-da-acao-pedagogica/.

HAAS, Clarissa; RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron Rodrigues; SOZO, Carolina Mross. O Plano Educacional Individualizado como Estratégia e Documentação Pedagógica à Acessibilidade Curricular. 65-92. HAAS, Clarissa (Org.). Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 301p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/cotidianos-de-inclusao-escolar-na-educacao-basica-e-profissional-a-acessibilidade-curricular-como-diretriz-da-acao-pedagogica/.

HAAS, Clarissa. Acessibilidade curricular sob a ótica do desenho universal da aprendizagem: reflexões a partir da documentação pedagógica na educação básica e profissional. 11-22. SONZA, Andréa Poletto; SALATINO, Alba Cristina Couto dos Santos; BUCCO, Larissa Brandelli; VERDUM, Priscila de Lima (Orgs.). Mosaico Acessível: Tecnologia Assistiva e Práticas Pedagógicas Inclusivas na Educação Profissional. Maringá, PR: Gráfica e Editora Massoni, 228p. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1AErI8OehvddCt_FmVnB7JXJK5EVUDtOp/view

HAAS, Clarissa; TEZZARI, Mauren Lúcia. Os Conhecimentos Pedagógicos e  Experienciais como Balizadores da Educação Inclusiva: desde Itard e Korczak aos Diálogos de Professoras. 25-64. HAAS, Clarissa (Org.). Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 301p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/cotidianos-de-inclusao-escolar-na-educacao-basica-e-profissional-a-acessibilidade-curricular-como-diretriz-da-acao-pedagogica/.

HAAS, Clarissa. Docência, Escola e Acessibilidade Curricular em Notas: as premissas ante os aprendizados da pandemia Covid19. 259-282. HAAS, Clarissa (Org.). Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 301p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/cotidianos-de-inclusao-escolar-na-educacao-basica-e-profissional-a-acessibilidade-curricular-como-diretriz-da-acao-pedagogica/.

HAAS, Clarissa; SOZO, Carolina Mross. Acessibilidade curricular e ensino de matemática no ensino médio integrado à educação profissional a partir da documentação pedagógica. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, jul-dez. 2021, v. 34, n. 2. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/CadernosdoAplicacao/article/view/114010.

HAAS, Clarissa; GECHELIN, Júlia. Escolarização de Pessoas com Deficiência Intelectual e o Ensino de Matemática: temáticas emergentes para a formação docente na perspectiva da educação inclusiva. Revista Triângulo, maio-ago. 2021, v. 14, n. 2. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/5447.

HAAS, Clarissa. A docência e a ação pedagógica nos processos escolares inclusivos: uma aula de matemática nos anos finais do ensino fundamental com a presença de estudantes com deficiência intelectualIn:  Reunião Nacional da ANPEd, 39ª, 2019. Anais… Niterói, RJ: UFF, 2019. Disponível em: http://39.reuniao.anped.org.br/category/trabalho/?grupo_trabalho=gt15-educacao-especial.

HAAS, Clarissa. BAPTISTA, Claudio Roberto. Democratização da escola e processos escolares inclusivos: a potência da trama narrativa currículo e Atendimento Educacional Especializado nos cotidianos. Revista Educação Especial, Santa Maria, p. e110/ 1-23, dez. 2019. ISSN 1984-686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/41104.

HAAS, Clarissa. Tutoria de Pares e Aprendizagem Colaborativa: pilares para uma educação inclusiva. In: SONZA, Andréa Poletto; SALATINO, Alba Cristina Couto dos Santos (orgs.). Revista Plural, Bento Gonçalves, RS, ed. 01, p. 29-35, ago. 2020. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1skMR4IBtST3X4OiX28VsZiYbtGq-H0WV/view.

HAAS, Clarissa. Caminhos Pedagógicos em Jogo: por uma escola capaz de “aprender e aprender” sua natureza inclusivaIn: TEZZARI, Mauren Lúcia; SILVA, Mayara Costa; FREITAS, Cláudia Rodrigues; BAPTISTA, Claudio Roberto (orgs.). E-book, p. 99-116: Docência e inclusão escolar: percursos de formação e de pesquisa. ISBN 978-65-88465-00-4. Marília: ABPEE, 2020. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/214582/001118256.pdf?sequence=1&isAllowed=y.

HAAS, Clarissa; MORO, Tatiele Bolson.  O núcleo de acessibilidade como mediador da educação inclusiva em uma instituição pública de educação profissional e tecnológica. Revista Transmutari, Curitiba, v. 5, e2012908, p. 1-19, 2020. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rtr/article/view/12908/8206.

HAAS, Clarissa; SOZO, Carolina Mross; RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron. O Plano Educacional Individualizado como Documentação Pedagógica para Articulação entre Currículo e Educação Inclusiva. In: Seminário Nacional de Educação Especial, VI e Seminário Capixaba de Educação Inclusiva, XVII. Anais […] Vitória: Fórum Permanente de Educação Inclusiva do ES, v. 3, n. 3 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/snee.

HAAS, Clarissa; SOZO, Carolina Mross. Políticas e práticas pedagógicas de educação inclusiva no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS): em foco o papel do núcleo de acessibilidade. Revista Educação Especial em Debate, Espírito Santo, v. 5, n. 10, p. 52-72, jul./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/32150. Acesso em: 16 abr. 2021.

GREGORIO, Mariel Frizzo de; SANTINI, Heloisa. Handebol: interações e aprendizagens. Anais […] Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, IV, 2019. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 2, p. 63, dez. 2019.

MENEGOTTO, Eduardo José; SANTINI, Heloísa; HORIGUTI, Augusto Massashi. Educando Saberes por meio do Xadrez: relato de experiências de ensino. Revista Mundi Engenharia, Tecnologia e Gestão. Paranaguá, PR, v.6, n.1, p. 324-01, 324-21, 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.21575/25254782rmetg2021vol6n11523.

MONTICELLI, F. F. Efeitos da ausência paterna na aprendizagem. ETD: Educação Temática Digital, v. 10, p. 87-104, 2008. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1017>

MONTICELLI, F. F. MALINI, M. . A avaliação diferenciada numa perspectiva inclusiva no ensino de Biologia. In: Laís Perpetuo Perovano; Douglas Christian Ferrari de Melo. (Org.). Práticas Inclusivas: saberes estratégias e recursos didáticos. 1ed.Campos dos Goytacazes: Editora Multicultural, 2019, v. 1, p. 52-63.

MONTICELLI, F. F. Formação em educação no Espírito Santo em sua relação com a presença de imigrantes italianos no início do Século XX. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, v. 6, p. 4-23, 2018. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/index.php/cadecs/article/view/21525>

MONTICELLI, F. F. Elpídio Pimentel e o anúncio de uma educação especial no ano de 1923 no Espírito Santo. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, v. 3, p. 81-93, 2016. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/cadecs/article/view/13657>

MONTICELLI, F. F.; GOTARDO, S. M. ; NEVES, A. L. . As articulações coletivas do Napne face ao Ensino Técnico. In: Laís Perpetuo Perovano. (Org.). Práticas Inclusivas no Ensino Técnico. 1ed.Campos de Goytacazes: Brasil Multicultural, 2019, v. 1, p. 80-92.

MONTICELLI, F. F. SAITER, F. ; PEREIRA, A. O trabalho colaborativo e o atendimento educacional especializado aos alunos com autismo no Instituto Federal do Espírito Santo. Revista Educação Especial em Debate, v. 5, p. 94-111, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/32144>

MONTICELLI, F. F. (2022). Práticas educacionais realizadas no Pavilhão Escola Bourneville: um estudo por meio da Sociologia das Ausências em relação ao autismo. Revista Educação Especial35, e3/1–23. https://doi.org/10.5902/1984686X65972 (Original work published 31º de janeiro de 2022)

MONTICELLI, F. F., COUTINHO, R. L., & CAVALCANTE, B. . (2023). O Projeto Político Pedagógico e as possíveis conexões com as políticas externas. Revista De Iniciação à Docência8(1), e12467, 1-19. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.12467

PIRES, Thais dos ; HAAS, Clarissa; MORO, Tatiele Bolson. Aliando ensino, pesquisa e extensão para mediar a educação inclusiva. Anais… Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, 4º, 2019. An. Ses. Indis., Bento Gonçalves, RS, v. 1, nov.2019.

RAUTA, Brenda Camille Weischung; WILLE, Carlos Eduardo Piva; SANTINI, Heloisa; HORIGUTI, Augusto Massashi. Xadrez educando-saberes. Anais […] Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, IV, 2019. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 2, p. 34, dez. 2019.

REGULY, Alice Guedes; SOZO, Carolina Mross; HAAS, Clarissa. Acessibilidade curricular a partir da gênese dos saberes nas áreas de Matemática e Química. Anais[…] Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, VI, 2021. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 4, p. 30, dez. 2021.

RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron; HAAS, Clarissa. A Educação Inclusiva Aliada à Documentação Pedagógica dos Processos Escolares Inclusivos. In: Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino, 5º e Seminário de Iniciação Científica (SICT), 9º. Anais […] SICT Res., Bento Gonçalves, RS, v. 9, dez. 2020. Disponível em: https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/Salao_IFRS/5salao/paper/view/9375.

RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron; HAAS, Clarissa. Acessibilidade Curricular como Meta da Inclusão Plena: direcionamentos das pesquisas e das práticas pedagógicas. 2021. In: Congresso Brasileiro Educação Especial, 9º, 2021, São Carlos. Anais […]. São Carlos, SP: UFSCAR, 2021.

RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron; PEDRON, Giovana Scur; GAMBIN, Matheus Costa; HAAS, Clarissa. A pesquisa como aliada da inclusão escolar no IFRS – campus Caxias do Sul. Anais[…] Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, VI, 2021. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 4, p. 36, dez. 2021.

SAITER, F. ; PEREIRA, A. . O TRABALHO COLABORATIVO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AOS ALUNOS COM AUTISMO NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO.. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM DEBATE, v. 5, p. 94-111, 2020.

SILVA, Luan Rosa; PIRES, Thaís dos Santos; HAAS, Clarissa; MORO, Tatiele Bolson. Acessibilidade e Inclusão escolar no IFRS — Campus Caxias do Sul. Anais… IV Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, IV, 2019. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 2, p. 42, dez. 2019.

SILVA, Mateus Cezar da; MACCAGANAN, Artur; SANTINI, Heloisa. Monitoria de Educação Física: valorizando diferenças de desempenho, linguagem e expressão do movimento humano. Anais […] Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, IV, 2019. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 2, p. 25, dez. 2019.

SILVA, Mayara Costa da; HAAS, Clarissa. A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE A SERVIÇO DE FORMAR-SE PARA OS PROCESSOS ESCOLARES INCLUSIVOS. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 36, p. 465-493, dez. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5901.

SOZO, Carolina Mross; HAAS, Clarissa; RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron. Posfacio. 289-294. HAAS, Clarissa (Org.). Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 301p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/cotidianos-de-inclusao-escolar-na-educacao-basica-e-profissional-a-acessibilidade-curricular-como-diretriz-da-acao-pedagogica/.

SOZO, Carolina Mross; HAAS, Clarissa. Trajetórias escolares dos estudantes com deficiência e os desafios da inclusão escolar. In: Colóquio Internacional de Educação Especial e Inclusão Escolar (CINTEDES), 2019, Florianópolis. Anais eletrônicos… Campinas: GALOÁ, 2019.

SOZO, Carolina Mross; HAAS, Clarissa. Percursos escolares de estudantes com deficiência nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio. Anais… Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS, 4º, 2019. SICT Res., Bento Gonçalves, RS, v.8, nov. 2019.

SOZO, Carolina Mross; RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron; HAAS, Clarissa. Oficinas de Matemática sob a ótica da Educação Inclusiva. In: Encontro das Licenciaturas em Matemática do IFRS, 1.; Semana Acadêmica do Curso de Licenciatura em Matemática do IFRS – Campus Caxias do Sul, 10., 2020. Anais […] Caxias do Sul, RS, v. 4, p. 17-18, set. 2020. Disponível em: https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/mathweek/v4/paper/viewFile/8837/4341.

SOZO, Carolina Mross; RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron; HAAS, Clarissa. A documentação pedagógica para fortalecer a Educação Inclusiva. Anais […] Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, V, 2020. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 3, p. 36, dez. 2020. Disponível em: https://eventos.ifrs.edu.br/index.php/jornadacxdosul/jornadacxdosul3/schedConf/presentations. Acesso em: 13 maio 2021.

SOZO, Carolina Mross; RODRIGUES, Eduarda Andréia Pedron; HAAS, Clarissa. Oficinas de matemática e inclusão escolar: desdobramentos de uma pesquisa-intervenção na escola básica. Anais […] Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFRS – Campus Caxias do Sul, IV, 2019. Caxias do Sul, RS: IFRS, v. 2, p. 41, dez. 2019.

SOZO, Carolina Mross; HAAS, Clarissa. Acessibilidade Curricular no Ensino de Matemática: um Estudo no Ensino Médio Integrado à Educação Profissional. 93-120. HAAS, Clarissa (Org.). Cotidianos de Inclusão Escolar na Educação Básica e Profissional: a acessibilidade curricular como diretriz da ação pedagógica. São Carlos: Pedro & João Editores, 301p. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/cotidianos-de-inclusao-escolar-na-educacao-basica-e-profissional-a-acessibilidade-curricular-como-diretriz-da-acao-pedagogica/.