Demonstração de bocha paralímpica inova a 9ª edição dos jogos do IFRS

“A 9ª edição dos Jogos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) teve início nesta segunda-feira, 9 de setembro de 2024, no Campus Bento Gonçalves, trazendo uma inovação marcante: a estreia da modalidade paralímpica. A bocha foi o esporte escolhido para demonstrar aos estudantes, servidores e à comunidade a importância da diversidade nas competições esportivas. Os campi de Caxias do Sul, Canoas e Restinga participaram com oito atletas, que apresentaram a modalidade, ainda sem caráter competitivo nesta primeira edição.

As demonstrações ocorreram durante a tarde, no ginásio do Campus Bento Gonçalves. Os atletas buscavam lançar suas bolas de cor (vermelhas e azuis) o mais próximo possível de uma bola branca chamada bola alvo. O objetivo dos jogadores ou equipes foi posicionar suas bolas mais perto da bola alvo do que as dos colegas, somando pontos conforme a proximidade.

Atleta arremessando a bola durante demonstração da bocha.

A bocha foi escolhida como esporte de estreia pois desde 2018, o Campus Caxias do Sul desenvolve projetos de ensino voltados para o estudo e prática da modalidade paralímpica nessa área. Além disso, há registros de atividades semelhantes nos campi Restinga e Canoas.”

Para ler mais, clique aqui.