Divulgação de material didático acessível produzido em projeto de pesquisa

Os integrantes do projeto de pesquisa: “Acessibilidade curricular e gênese dos saberes”, desenvolvido no IFRS- Campus Caxias do Sul e coordenado pela professora Clarissa Haas, produziram um material didático acessível que trata sobre o estudo da história das frações.

Neste projeto, o IFRS desenvolve uma parceria com uma escola da rede municipal de ensino de Caxias do Sul, podendo apoiar a formação docente em serviço. Portanto, a ação foi desenvolvida na modalidade de uma pesquisa-intervenção com a participação ativa e colaborativa de uma professora de matemática em uma turma de sexto ano do Ensino Fundamental. 

A seguir, divulgamos os materiais didáticos acessíveis elaborados, na forma de três vídeos educativos. Compreendemos que esse material pode ser reutilizado em outras salas de aula. Além disso, pode servir como uma orientação para elaboração de novos materiais didáticos acessíveis na linguagem do audiovisual.

Os vídeos foram denominados como:

– “Episódio 1: Origem do Côvado/Cúbito”

– “Episódio 2: História das Frações” 

–  “Episódio 3: O Olho de Hórus e a História das Frações”. 

Cartaz de cinema contendo os QR codes de cada vídeo.

O primeiro aborda a história das frações, bem como a sua relação com a unidade de medida côvado ou cúbito que era utilizada no Egito antigo. Já o segundo, trata de uma viagem pelas civilizações antigas que contribuíram nas descobertas sobre os usos das frações ao longo do tempo. E, o terceiro episódio, apresenta a história do “Olho de Hórus”, um mito da cultura egípcia que era utilizado para representar as frações. Além de abordar o conteúdo da história das frações, o material foi desenvolvido de forma a buscar a interdisciplinaridade entre o conteúdo matemático e outras áreas do conhecimento.

 Os vídeos também contaram com recursos de acessibilidade, para que todos pudessem ter acesso ao material, entre eles pode-se destacar: a audiodescrição, a tradução em LIBRAS e a legendagem.

Notícia redigida por Giovana Scur Pedron, Bolsista de Pesquisa CNPq-EM.

Publicada por Eduarda Andréia Pedron Rodrigues, Bolsista de Pesquisa FAPERGS e integrante do NAPNE.

Data da publicação: 07/03/2022.