Oficinas Inclusivas

As ‘Oficinas Inclusivas’ realizadas na data de 14.09, no Campus Caxias do Sul, trataram-se de uma iniciativa do Núcleo de Atendimento Às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Campus Caxias do Sul em parceria com o Instituto de Audiovisão de Caxias do Sul (INAV).

As oficinas abordaram conhecimentos propedêuticos necessários para minimizar as barreiras sociais das pessoas com deficiência nos diferentes contextos, tais como, escola, universidade, trabalho. Desse modo, buscando articular teoria e prática, os principais temas tratados foram:

* Oficina de Tecnologias Digitais Acessíveis, ministrado por Tatiele Bolson Moro e com apoio técnico dos bolsistas Luan Rosa da Silva e Thaís dos Santos Pires.

*Oficina de Soroban e ensino de matemática às pessoas com deficiência visual, ministrado por  Scarlett Varela do Amaral e Kelen Berra de Mello;

*Oficina de Braille e outros recursos didáticos para pessoas com deficiência visual, ministrado por Cleidi Batista Favero e Luceli Pasinato;

*Bocha e prática Paraolímpica, ministrado por Heloísa Santini e com apoio técnico dos bolsistas Artur Maccagnan e Mateus Cezar da Silva .

Inscreveram-se para as oficinas 82 participantes da comunidade acadêmica do IFRS e comunidade externa. Nos próximos dias, será expedida a certificação aos participantes.

O NAPNE – Campus Caxias agradece a participação de todos e o empenho da equipe que atuou como oficineiro/a colaborando na defesa da inclusão plena.

Oficina de Tecnologia Digitais Acessíveis
Oficina de Soroban e o ensino da Matemática
Oficina de Braille e outros recursos didáticos       para pessoas com deficiência visual
Oficina de Bocha Paralímpica