Teclado para Deficientes Visuais

Há vários modelos de teclado para deficientes visuais. Eles são adaptados conforme as necessidades mais comuns dos usuários, que podem ser de baixa visão ou ausência total.

Neste post, pensando nas questões de acessibilidade e informática, vamos falar mais sobre o teclado para deficientes visuais. Os teclados de notebook ou USB comuns podem ser uma opção por causa das indicações em alto relevo.

Indicações nos teclados comuns

Os teclados possuem marcas em alto relevo para auxiliar na localização das teclas. São dois traços que estão nas letras F e J, na posição horizontal. Apesar de ajudar bastante, essas marcações causam confusão por causa das variações nas disposições das outras teclas e nas configurações de padrão.

Teclado comum com o sistema braille

Uma opção de teclado para deficientes visuais é o com sistema braille embutido nas teclas. O sistema braille é usado pelas pessoas cegas para leitura e escrita. As células possuem seis pontos, que podem ser preenchidas (ou não) de várias formas. Cada combinação refere-se a uma letra do alfabeto ou número.

Se o usuário já conhece o sistema braille, é só tatear em busca dos caracteres desejados para digitar. Esses modelos podem ter os caracteres visuais que representam o alfabeto e as indicações em braille ou somente o código braille em alto relevo.

Caracteres em destaque ou ampliados

Outra opção são os teclados com caracteres em tamanho ampliado ou com cores destacadas. Eles são mais indicados para quem possui dificuldades de enxergar ou baixa visão.

Alguns modelos chegam a ter os caracteres de 3 a 4 vezes maiores que os teclados comuns. Geralmente, o branco ou amarelo é usado nas teclas em contraste com as informações em preto, o que facilita muito o uso.

Focus 40 Blues

A Linha Braille Focus 40 Blue é um dispositivo Braille completo. Tem um teclado de 8 pontos Braille e conectividade Bluetooth que fornece acesso aos sistemas de operação Windows, Apple, Android e Symbian para entrada e saída Braille completa e vasto controle de dispositivos de celular e computador.

Também permite que você ajuste a firmeza do Braille, facilitando a leitura do Braille para jovens, idosos, e aqueles com menos sensibilidade nos dedos.

* Texto elaborado por Luan Rosa da Silva e Thaís Pires dos Santos, Bolsista vinculados ao NAPNE.

Revisado por Prof. Clarissa Haas – Coordenação do Projeto de Pesquisa e do NAPNE-CAXIAS. Em 11.07.2019.