Outras Ferramentas Pedagógicas

  • Sugestão de softwares:

Participar 2

É uma ferramenta pedagógica gratuita de apoio a professores atuantes no processo de alfabetização de jovens e adultos com deficiência intelectual desenvolvido pela Universidade de Brasília (UNB). Sua instalação é possível em máquinas com sistema operacional Windows e Linux. No momento em que for fazer o download do Programa Participar 2 será  necessário preencher um formulário.

Link para download: http://www.projetoparticipar.unb.br/download-participar-2  

Hand Talk: 

Esse aplicativo é capaz de traduzir qualquer texto digitado para a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ou para a Língua de Sinais Americana (ASL). Possui um assistente virtual (avatar Hugo) que sinaliza de forma gestual e fiel a linguagem de sinais. Esse aplicativo possibilita que o professor se comunique de forma simples com o aluno surdo mesmo não dominando a LIBRAS. É possível ser utilizado gratuitamente em sistema Android e IOS.

Link para download: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.handtalk&hl=pt_BR&gl=US&referrer=utm_source%3Dgoogle%26utm_medium%3Dorganic%26utm_term%3Dhand+talk&pcampaignid=APPU_1_Uv7cX_WGK5685OUP7M2uoAk

GeoGebra: 

O GeoGebra é um software de matemática dinâmica gratuito e multiplataforma para todos os níveis de ensino, que combina geometria, álgebra, tabelas, gráficos, estatística e cálculo numa única aplicação. O aplicativo está disponível em múltiplas plataformas como Windows, MacOS, Linux, nos computadores de mesa, no Android, Ipad e tablets. O aplicativo traz muitos recursos interativos e dinâmicos para a sala de aula, o tornando uma ferramenta de grande valia para ensinar da maneira mais simples os mais complexos assuntos da matéria, com inúmeras ferramentas para criação de objetos e por isso se torna acessível para estudantes com deficiência física, intelectual, e também estudantes sem deficiência.

Link para Download: https://www.geogebra.org/download?lang=pt também disponível na App Store e Google Play.

MOTRIX: 

O MOTRIX* é um software gratuito que permite que pessoas com deficiências física, em especial tetraplegia e distrofia muscular, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados num microfone. O Motrix foi desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Os comandos visam essencialmente realizar:

  • ações de mouse
  • ações de teclado
  • acionamento de programas do windows
  • acionamento de scripts adaptativos
  • seleção de menus de comando

O sistema permite também digitação soletrando. Para diferenciar os sons das letras, o MOTRIX utiliza o alfabeto fonético de aviação.

Link para Download: http://intervox.nce.ufrj.br/motrix/download.htm. Compatível com sistema operacional Windows.

* Alternativa para mouse e teclado.

LetMe Talk: 

Aplicativo que permite, por meio de imagens e símbolos, o desenvolvimento de comunicação alternativa por pessoas não verbais ou que apresentam alguma dificuldade de fala ou escrita. Disponível gratuitamente para Android e IOS.

Link: http://www.letmetalk.info/pt

Geniol: 

É um site que apresenta diversos jogos criados para desenvolver e aperfeiçoar a memória, o raciocínio, a lógica e a percepção. Não é necessário fazer download para jogar, o acesso é direto na sua plataforma.

Link: https://www.geniol.com.br/

Braille Fácil:

O programa Braille Fácil permite que a criação de uma impressão Braille seja uma tarefa muito rápida e fácil, que possa ser realizada com um mínimo de conhecimento da codificação Braille. Através do Braille Fácil, tarefas simples como impressão de textos corridos são absolutamente triviais. O programa é composto de editor de textos integrador e editor gráfico para gráficos táteis pré-visualizador da impressão Braille impressora Braille automatizado simulador de teclado Braille utilitários para retoque em braille utilitários para facilitar a digitação.

Link: http://intervox.nce.ufrj.br/brfacil/

Voki:

Voki é uma ferramenta online que possibilita criar avatares personalizados e atribuir falas a eles. Acessando o link http://www.voki.com você será redirecionado para a homepage do site. Para utilizar a ferramenta, é necessário possuir cadastro, que pode ser criado clicando em Login. Na aba seguinte, preencha os campos com as informações pedidas pelo site. Em First Name, informe seu nome; em Last Name, informe seu sobrenome; em E-mail, informe seu endereço de e-mail; em Password e Confirm Password, forneça uma senha. Escolha uma das opções listadas (professor, estudante, administrador, pai, outro) e depois informe sua data de nascimento e depois clique em Sign Up. Você será direcionado novamente à aba Login. Preencha os campos Email or Username com o e-mail cadastrado e Password com a senha escolhida. O “creator” é gratuito e você pode criar avatares, alguns personagens só podem ser utilizados por usuários pagantes do Voki. Estes personagens estarão indicados com uma estrela.