Muletas e Bengalas

Esses dispositivos melhoram o equilíbrio e fornecem uma forma de compensar as deficiências de força e agilidade, melhorando a segurança ao caminhar, reduzindo o risco de quedas e o agravamento das condições de saúde que estão dificultando a locomoção.

As muletas são indicadas para todos os pacientes que fazem o uso dos braços para apoio e propulsão, e não somente para equilíbrio.  As muletas podem tirar por completo a carga de ambos os membros inferiores ou de apenas um dependendo da forma que é utilizada.

Por demandar um alto gasto de energia e força muscular para serem usadas as muletas geralmente dificultam o uso por parte de pessoas idosas ou com pouca força.

A Muleta Canadense Articulada Mercur possui dez níveis de regulagem de altura na parte inferior, além de outros quatro níveis de ajuste ao tamanho do braço. A segurança e o conforto são garantidos pelo apoio para braço em polipropileno, pelo sistema de articulação com peças metálicas e ainda pela ponteira de borracha, que permite melhor aderência ao solo. Seu acabamento em metal, com rosca, oferece maior firmeza e redução de ruídos.

As bengalas tradicionais, são retas e geralmente feitas de madeira ou alumínio, as de madeira não são ajustáveis e devem ser do tamanho certo para o paciente. As pessoas não deve colocar o peso do corpo sobre a bengala, o apoio deve estar regulado a partir do posicionamento do cotovelo, com a ponta da bengala à uma distância de 15 a 20 cm da face lateral do pé. As Bengalas de alumínio são ajustáveis e mais comuns pelo seu valor mais em conta. 

As bengalas de quatro apoios aumentam a base de equilíbrio e permitem que se deposite uma carga de peso maior sobre ela. A vantagem dessa bengala é que ela fica em pé sozinha, quando não está em uso, o que facilita quando o paciente precisa pegar a bengala ou usar as mãos para outra atividade.

A desvantagem é que os quatro pés da bengala precisam tocar o chão simultaneamente e de maneira uniforme. O que pode ser um tarefa difícil para quem anda muito depressa. Sabendo das limitações da pessoa que vai utilizar a bengala, escolha a que melhor se adapta ao caso. A bengala pode ajudar na locomoção do paciente e torna a caminhada uma tarefa mais fácil e menos cansativa. Seguindo essas orientações fica fácil saber qual bengala escolher.

* Texto elaborado por Luan Rosa da Silva e Thaís dos Santos Pires, Bolsista vinculados ao NAPNE.

Revisado por Prof. Clarissa Haas – Coordenação do Projeto de Pesquisa e do NAPNE-CAXIAS. Em 12.07.2019.