Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA)

Os recursos de CAA permitem ao usuário se comunicar com as demais pessoas, complementando ou substituindo a fala.

AraBoard  (Windows):

Software utilizado para criação de pranchas de comunicação no computador ou tablet, podendo customizar imagens, sons, linhas, colunas e cores.

Prancha Fácil (Windows):

Software para criação de pranchas que promovem a comunicação com crianças, jovens e adultos em diferentes áreas.

Plaphoons (Windows, Linux, Mac, Android):

Software para produção e utilização de pranchas de comunicação.

Scala:

Sistema de Comunicação Alternativa online para Letramento de pessoas com Autismo. O sistema SCALAWEB, foi desenvolvido através de tecnologias de software livre e está disponível na web (http://scala.ufrgs.br ). Tem por objetivo apoiar o desenvolvimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista na interação social e no incentivo a oralidade nos déficits de comunicação. O sistema SCALAWEB possui um programa de computador composto por três módulos: prancha, narrativas virtuais e comunicação livre. No módulo prancha é possível construir pranchas de comunicação. No módulo narrativas visuais pode-se preparar histórias e no módulo de comunicação livre se dá a conversação através de um chat. Além de funcionalidades comuns entre os aplicativos tais como: importar imagens, editar sons, salvar, exportar e gerenciar os diferentes arquivos gerados pelo sistema, cada módulo possui funcionalidades específicas. O menu à esquerda apresenta ao usuário as categorias de imagens que podem ser utilizadas em todos os módulos enquanto a barra horizontal de menu apresenta suas funcionalidades. Para a construção de pranchas no SCALA, elege-se um layout (cinco opções) e, após, adiciona-se o(s) pictograma(s). Na tela principal do sistema, lado esquerdo, encontram-se as oito categorias de pictogramas denominadas/divididas por: Pessoas, Objetos, Natureza, Ações, Alimentos, Sentimentos, Qualidades e Minhas Imagens. As categorias possuem pictogramas relacionados com a sua denominação.

Foi desenvolvida uma versão para dispositivos móveis, mais especificamente para tablets. Esta versão também está disponível ao público para download no site do projeto scala – http://scala.ufrgs.br. Optou-se pelo desenvolvimento do Scala para dispositivo móvel tablet nos módulos prancha e narrativas visuais (construção de histórias) para o sistema operacional Android utilizando a linguagem Java, com foco em Tablets de sete polegadas ou  mais (resolução de vídeo de 600×1024) pelo visual amplo para facilitar o uso do público alvo.