Alternativas para Mouse

Oferecem possibilidade de uso do mouse de formas alternativas, através de movimentos da cabeça, por exemplo.

Camera Mouse (Windows):

Possibilita o controle do mouse na tela com o movimento da cabeça e dos olhos. Simples de configurar e utilizar.

eViacam (Windows, Linux, Android):

Através de uma webcam, permite controlar o cursor por movimentos da cabeça, substituindo o mouse.

HeadDev (Windows):

Através de identificação facial, é possível controlar o mouse e executar suas funções com o movimento da cabeça. Também é possível configurar as propriedades do mouse.

Headmouse (Windows):

HeadMouse é um programa gratuito desenvolvido para permitir que pessoas que não têm os movimentos dos braços possam usar o computador e navegar pela internet sem ajuda de outras pessoas.

Para usar o programa é bem simples, basta instalá-lo no computador normal e é preciso ter uma câmera (webcam) em cima do monitor. É essa câmera que fará todo o trabalho do programa. Uma vez instalado o HeadMouse vai usar os movimentos de cabeça, para mexer o cursor como no mouse, e piscar de olhos ou abrir de boca, para clicar.

Para que funcione perfeitamente a câmera tem que capturar a imagem do usuário de frente e centralizado para que todas as funções sejam realizadas. Além disso, pode-se com o HeadMouse 2.5 usar o teclado virtual do Windows, que funciona através de cliques do mouse.

Além disso, o programa permite configurar qual tipo de clique a pessoa quer: piscar de olhos, abrir de boca, levantar de sobrancelha, ou até mesmo o clique automático, no qual quando o cursor fica por tempo determinado sobre um ícone, o programa clica no mouse.

Link para download:  https://www.google.com/amp/s/m.baixaki.com.br/amp/download/headmouse.htm